19 setembro 2010

Infância perdida?

Mesmo nos dias de hoje consigo encontrar coisas que me surpreendem. Enquanto arrumava meu quarto, me veio na cabeça um pensamento totalmente aleatório que se impregnou na minha mente pelos dias seguintes. As crianças estão ficando cada vez mais infantis. Quero dizer, na minha época (como se eu fosse muito velha, anyway) eu assistia Caverna do Dragão, Thundercats, Scooby Doo e corria pra casa depois da aula pra ver DragonBall. Eu brincava de boneca. Eu adorava ler quadrinhos, fosse mangá ou HQ, e curtia passar a tarde jogando videogame. Lembro de todas as vezes em que eu caí brincando de pega-pega e de como eu gostava de juntar uns amigos e ficar reproduzindo a história de algum filme que tivéssemos assistido e gostado. Pegava um lençol e amarrava em torno do corpo e saía por aí desfilando no meu "vestido". Mas o que é que a gente vê agora? Um bando de crianças querendo ser adultos. Meninas de 12/13 anos indo pro shopping pra beijar caras que nunca viram na vida, apenas porque o tênis dele é colorido e caro e ele parece muito descolado. E aí depois disso nunca mais o vêem. Sei que posso estar sendo meio antiquada e parecer uma velha coroca de cento e poucos anos, mas é que não me entra na cabeça como o mundo está evoluindo. Tudo bem, tecnologia de ponta é uma coisa ótima, não vamos negar, mas está transformando as pessoas em zumbis. Zumbis mesmo, sabe? Outro dia eu estava vendo o prêmio da multshow (esqueci o nome, mas provavelmente deve ser algo muito óbvio como PMS - Prêmio da Multshow) e fiquei pasma com o que aconteceu lá. A começar pela categorias das bandas, que foi a pior. Estavam concorrendo Cine, Titãs, Jota Quest e mais algumas que eu não me recordo agora, mas basta saber essas aí mesmo. Me diz como é que Cine vai ser melhor que Titãs? Sabe, uma banda com história (e olha que eu nem sou fã de titãs assim), daí vem uma bandinha de meia-tigela que surgiu não faz nem a metade do tempo da outra e simplesmente ganha como se não tivesse obstáculo nenhum? Meu deus, quando foi que o mundo se tornou tão alienado? Os estudantes matam aula pra ficar se embebedando e fumando até o pulmão ficar com um buraco maior que o da camada de ozônio e muitos deles não chegam nem aos 25. Na minha época, se fosse pra matar aula, era pra ir ver um filme no cinema ou na locadora ficar jogando videogame até dar dor nos dedos. Lembro que eu assistia Shurato na televisão, foi o primeiro anime que eu vi na vida. Até hoje eu curto ver anime, gosto de desenho animado, quadrinhos, videogames e coisas que a maioria das pessoas "descoladas" consideram nerdisse. Me orgulho de não sair vendendo a minha dignidade a preço de banana e nem de ter trocado a minha infância inocente e feliz por um par de tênis da moda e um corte de cabelo "do mal". Sou eu que sou muito inocente ou é o mundo que mudou e eu nem me dei conta?

Caverna do Dragão

2 comentários:

Guto! disse...

Inocência realmente é algo que falta muito na sociedade pré-adolescente e adolescente! Eu acredito que seja pelo fato de ter a cobrança da inclusão tanto digital quanto social, de modo que as pessoas se sintam cada vez mais pressionadas a testarem seus limites, sabe? Enquanto um fala que perdeu o tal BV aos 14 anos, o outro diz que perde aos 12!
Realmente, tem muita coisa que, talvez, a gente possa achar errado agora e no futuro tem coisa ainda pior...

Gueh disse...

Nana-chan, parece mesmo que o mundo mudou e nem percebemos, as crianças estão crescendo muito rapido, estão praticamente pulando a infância.
O q posso dizer, alem de que não se fazem mais crianças como antigamente ^^.