13 outubro 2010

Maneki neko.

Aposto que você já deve ter visto aquelas esculturas (geralmente de cerâmica) de gatinhos brancos com a pata levantada. São encontradas em lojas de artigos orientais, para presente ou naturais. Eles são super fofinhos e apaixonantes, mas você já se perguntou qual é o seu significado?

Maneki Nekos que eu ganhei da minha irmã <3

Maneki Neko (招き猫, literalmente gato que acena) é uma estatueta oriental que, acredita-se, é capaz de trazer boa sorte. Você pode encontrar levantada tanto a pata direita, supostamente atraindo dinheiro, quanto esquerda, que equivale à abundância de clientes. Os japoneses costumam colocá-las na entrada de seus estabelecimentos comerciais, acreditando que lhe tratá boa sorte. Acredita-se que quanto mais levantada estiver a pata, mais coisas boas atrai, o que fez com que, ao longo dos anos, os Maneki Nekos surgissem com a pata levantada cada mais alto.


Há muitas lendas por detrás da origem desse gatinho, mas duas delas são as que mais se destacam. A primeira, contada no lado leste do lago Biwa, diz que um grande guerreiro chamado Li Naotaka, após uma dura batalha e pego por uma chuva repentina, abrigou-se embaixo de uma árvore em frente ao templo Gotokuji, em Setagaya. No templo moravam um monge e uma gatinha de nome Tama, e naquela época o lugar estava decadente. Enquanto esperava a chuva passar, embaixo da árvore, Li Naotaka avistou a gatinha Tama sob as patadas traseiras e levantando as dianteiras, e decidiu se aproximar do templo para ver a façanha mais de perto. No momento em que ele se afastou, a árvore onde esteve foi atingida por um raio. O guerreiro, percebendo que o gesto daquele gato havia salvado sua vida, mandou esculpir uma escultura de Tama e passou a freqüentar o templo Gotokuji, tornando-o mais próspero e cheio de vida novamente. Réplicas menores da estatueta de Tama passaram a ser distribuídas no templo que, mais tarde, ficaram conhecidas como Maneki Neko, ou Gato da sorte.

O segundo mito, surgido nos meados da Era Edo, que conta a história de uma velhinha e seu gatinho que, naquela época, passavam dificuldades. A velhinha gostava muito do animal, e foi com uma dor no coração que ela decidiu abandoná-lo por não poder mais alimentá-lo e, com a barriga roncando de fome, foi dormir. Durante um sonho, o gatinho lhe apareceu e disse "molde minha imagem em barro e isto lhe tratá muita sorte". No dia seguinte, enquanto moldava a estatueta como o sonho lhe sugerira, ela observou um gatinho brincando na água fazendo gestos exagerados, e decidiu esculpir a patinha levantada. Nisso, passou uma pessoa em frente à sua casa, achou a estatueta interessante e decidiu comprá-la, e a velhinha, morrendo de fome, vendeu-a. Ela fez outra escultura do gatinho. Nos dias seguintes, passaram muitas pessoas por ali para comprar as estatuetas, o que, com o passar do tempo, fez com que a velha senhora nunca mais passasse fome. A escultura ficou, então, conhecida como o Gato da Boa Sorte.

E aí, gostou? Eu também amei descobrir mais sobre isso, sempre tive curiosidade. Outro dia eu passo aqui com mais curiosidades, hihi.

Kiss. =*

2 comentários:

Gueh disse...

JA vi muito desses gatinhos.
Sou doida por um.

Anônimo disse...

Eu ganhei um desses uma certa vez...